
HIDROGINÁSTICA
A hidroginástica nasceu após a evolução da hidroterapia, que começou na Europa durante o século XVIII. Foi na Alemanha que a “ginástica na água” surgiu, chegando ao Brasil por volta dos anos 1980.
No princípio, os idosos eram o público-alvo da atividade, mas o cenário foi modificado no decorrer dos anos. Atualmente, além dos idosos, outros grupos buscam pela hidroginástica para as mais diferentes finalidades, que vão desde emagrecimento, recuperação de lesões, a interação social e melhora da saúde e qualidade de vida.
Hidroginástica no GESA
O GESA conta, atualmente, com um atendimento de mais de 300 pessoas, apenas na hidroginástica. As atividades são realizadas nos CESA’s do município.
A entidade conta, ainda, com a aprovação do projeto “Aquavida”, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, que visa um atendimento de aproximadamente 4 mil pessoas, em natação e hidroginástica.
Em uma parceria com a Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, o GESA busca por investimentos na promoção da saúde em Santo André, direcionados às aulas de natação e hidroginástica, que aproximam a comunidade da prática esportiva regular, resultando em uma maior integração social e visando a qualidade de vida dos beneficiados.
As atividades devem ser realizadas nos equipamentos esportivos da cidade de Santo André, utilizando as piscinas do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia e CESA’s do município. Atualmente, a execução do projeto aguarda, também, a nova reforma dos equipamentos, conquistada após décadas. A revitalização das piscinas do Dell”Antonia está garantida com base nos cerca de R$ 9 milhões viabilizados pela Prefeitura Municipal de Santo André junto ao Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista), instituição financeira do governo do Estado.
.png)